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Júri presencial reúne 69 profissionais no Rio

A partir desta segunda-feira, dia 21, um grupo de 69 lideranças criativas e profissionais de marketing estarão reunidos ao longo de três dias para definir os melhores trabalhos da indústria da comunicação na região. O júri 100% presencial é uma característica que o Wave Festival preserva desde a sua primeira edição. Em 2018, há representantes de dez países: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai.

Eles estarão divididos em cinco grupos, com a tarde de segunda-feira, 21, e a manhã da terça-feira, 22, dedicadas à formação dos shortlists. Na tarde de terça e manhã de quarta, 23, os jurados estarão dedicados a eleger os Grand Prix, Ouros, Pratas e Bronzes de cada uma das 18 categorias. A premiação aos vencedores acontecerá no Grand Hyatt na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, dia 23, às 20hs.

A 11ª edição do Festival Latino-Americano de Criatividade assume também também o objetivo de estabelecer um ambiente propício aos profissionais convidados para troca de ideias e networking.

Enquanto em outros festivais internacionais, como Cannes, por exemplo, os julgamentos são tensos, cercados de competitividade e cobrança das redes, no Wave o espírito pretendido é outro. “Os jurados vêm mais abertos, para conhecer outros criativos da região, trocar experiências, com um clima de cordialidade, amizade”, diz Marcelo de Salles Gomes, vice-presidente executivo do Meio & Mensagem. A partir daí, surgiu o insight de aproveitar no Wave a experiência de sucesso em outros dois eventos promovidos pelo Grupo M&M: o Marketing Network Brasil, voltado aos profissionais de marketing, e o Mídia Master Brasil, destinado aos principais mídias do País. “A ideia é fazer algo similar com os criativos, que replique o clima de integração que já conseguimos com estes dois outros eventos. Então, em vez de fazer um júri corrido, estamos investindo na interação entre eles, no network, na troca de experiências”, frisa Marcelo.

Confira, a seguir, os cinco grupos de jurados e os respectivos presidentes de cada uma das 18 áreas do Wave 2018:

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Julio Ribeiro mostra que caminho do Brasil é o trabalho

Julio Ribeiro, 82, morreu na madrugada do dia 2, vítima de um AVC, aos 84 anos. - FOLHA DE S.PAULO
Julio Ribeiro, 82, morreu na madrugada do dia 2, vítima de um AVC, aos 84 anos. – FOLHA DE S.PAULO

Julio Ribeiro trabalhou toda a sua vida até o último dia, aos 84 anos de idade. Nem uma grave doença nos últimos anos o venceu. Julio trabalhou íntegra e integralmente até nos deixar. Portanto, estou aqui não só para homenagear Julio Ribeiro, que parou de trabalhar no início do mês, mas para celebrar a paixão pelo trabalho que ele e sua vida toda representam tão dignamente.

Eu tenho essa paixão. Peguei uma agência da Bahia, a DM9, e fiz dela a maior potência criativa do mundo, ganhando o Agency of the Year em Cannes em 1997 a primeira vez que o prêmio foi concedido a uma agência fora do eixo EUA-Reino Unido.

Vendi a DM9 em 1999 e depois lancei o iG com Guga Valente, Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, entre outros, sendo pioneiro da internet no Brasil. Investi com Fernando Altério para criar o Credicard Hall. Voltei para a propaganda com meu parceiro Guga Valente e junto com Marcio Santoro, Sergio Gordilho e Luiz Fernando Vieira fizemos esta que é uma das máquinas da criatividade do Brasil, a Africa.

Mas eu e Guga não paramos por aí. Recompramos parte da DM9 e paulatinamente construímos o maior grupo brasileiro da propaganda e um dos 20 maiores do mundo, o Grupo ABC, que foi vendido no maior deal da história da propaganda nacional.

Relato tudo isso não para me vangloriar, mas para dizer que, por tudo que já fiz, poderia parar. Mas, como Julio Ribeiro, o amor pelo trabalho, que é o amor pelo sonhar e construir, me leva adiante.

Eu amo trabalhar e amo o meu trabalho. No ano passado, eu tive o desafio e a honra de reestruturar aquela que é a minha amada e lendária DM9, que agora entrego a dois craques para comandá-la. O ano de 2017 foi uma pauleira. Deu insônia e um monte de refluxo. Tive que aprender a ser o Tite e a sabedoria de não querer ser o Neymar. E foi gratificante ser apontado pela publicação especializada Meio & Mensagem um dos dez publicitários do ano no meu ano 60.

Não é fácil se reinventar, mas meus amigos me chamam de fênix. Nasci DM9, vendi, fiquei perdido, renasci, tirei o iG do vermelho, botei o iG no azul, morri, voltei Africa e virei ABC. E tem mais.

Com o Julio Ribeiro que há dentro de mim, estou inventando novas coisas. Se vai dar tudo certo? Não vai. Na minha vida, na vida do Jorge Paulo, na do Abilio Diniz, na do Bill Gates, na do Steve Jobs. Mas, quando não é mais o dinheiro, é essa enorme paixão pelo ofício que se impõe e que renova a gente. Que nos leva a seguir em frente e a pular da cama todo dia de manhã cheio de energia. É a paixão pelo trabalho que faz Luiza Trajano ser Luiza Trajano, Ivete Sangalo ser Ivete Sangalo, Fernanda Montenegro ser Fernanda Montenegro, Roberto Kalil ser Roberto Kalil, Rogério Fasano ser Rogério Fasano, Fernando Altério ser Fernando Altério, Duda Melzer ser Duda Melzer.

Eu adoro férias, mas, depois de dez dias, socorro! Eu quero o meu trabalho! E é essa paixão pelo trabalho e pelo empreendedorismo que temos de ensinar às novas gerações. A paixão pelo trabalho, por empreender, que é o grande legado do mestre Julio Ribeiro e a mensagem que ele deixa para todos nós. O legado da paixão pelo trabalho, que não tem atalho. O trabalho que gera riqueza, que gera emprego e que dá sentido à vida.

Julio Ribeiro é um sinal na estrada (e no céu) mostrando que o caminho do Brasil é o trabalho.

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‘É uma barra-pesada esta obsessão do patrulhamento’, diz Olivetto

Olivetto_97020316_marcelotabach-4O mais célebre publicitário do país, Washington Olivetto, 66, lança em abril sua autobiografia: “Direto de Washington – W Olivetto por Ele Mesmo”, a ser publicada pela editora Sextante, com foto de capa de Sebastião Salgado.

O livro, uma coletânea não cronológica de casos protagonizados pelo publicitário, foi escrito em Londres, para onde se mudou em agosto do ano passado, em busca de uma formação mais ampla para os filhos gêmeos adolescentes. Se diz um eterno otimista, mas lamenta o momento “difícil” do país. Continuar a ler ‘É uma barra-pesada esta obsessão do patrulhamento’, diz Olivetto

As mudanças nas lideranças de agências em 2017

Lideranças trocadas em 2017Seja pela saída ou entrada de sócios, contratação de novo CEO ou chegada de novas lideranças, grandes agências de publicidade do País vão encerrar 2017 com uma estrutura de liderança bem diferente da qual iniciaram o ano.

Ao menos treze grandes agências passaram por mudanças em sua cúpula. Logo no início do ano, Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, anunciou ao mercado que voltaria ao comando da DM9, agência fundada por ele, para auxiliar a companhia a retomar o ritmo dos negócios. No final de outubro, em uma grande movimentação que envolveu duas holdings internacionais, Hugo Rodrigues deixou a presidência da Publicis, agência onde passou mais de 18 anos, para assumir o desafio de gerir a operação brasileira da WMcCann, substituindo Washington Olivetto, um dos maiores nomes da história da publicidade brasileira. Continuar a ler As mudanças nas lideranças de agências em 2017

Nota Legal e Nota Rural em Presidente Kennedy

Anúncio Nota LegalDurante este mês de dezembro os kennedenses estão participando das promoções Nota Legal e Nota Rural, da Prefeitura de Presidente Kennedy.

Com criação da Prisma Propaganda, a campanha é bem prática e didática e fornece de forma clara as principais informações da mecânica de cada promoção. Para compor visualmente as peças e marcas foram utilizados ícones, que façam referência ao consumo no comércio local e às produções nos campos. Continuar a ler Nota Legal e Nota Rural em Presidente Kennedy

Premiação de Cannes Lions vai mudar e ampliar relevância de Leões

cannes_lionsAlém das alterações na programação do evento e na redução de custos para os participantes, Cannes Lions também está mudando a lógica da premiação.

O objetivo, segundo o presidente do festival, José Papa Neto, é dar mais relevância aos Leões, reduzindo a quantidade de prêmios distribuídos em cada categoria. Ao todo, segundo a organização de Cannes Lions, 120 subcategorias da premiação serão eliminadas em 2018.

Outra crítica dos participantes de Cannes Lions será encaminhada. No ano que vem, os júris vão começar a olhar separadamente as peças criadas para empresas, com o objetivo de gerar negócios e vendas, e as realizadas para organizações não governamentais.

Trata-se de uma transição para que campanhas feitas com diferentes intuitos tenham avaliações totalmente separadas até 2019 ou 2020. Uma das queixas de era que certas campanhas para ONGs recebiam prêmios importantes, apesar de terem alcance pequeno de público.

Fonte: Estadão Conteúdo – Fernando Scheller

A revolução 4.0

tacnologia 4.0Esperamos muitos anos para ver cenas de filmes se tornarem realidade em nosso cotidiano. Carros autônomos e hologramas eram coisas distantes, ficavam no imaginário de meninos que brincavam de agentes espaciais. Mas o futuro já chegou, e a revolução começou pela indústria, que agora é chamada de Indústria 4.0. Homem e máquina passam a se integrar em funções conjuntas. Isso gerou grande espanto naqueles meninos sonhadores do passado, que agora precisam usar no seu dia a dia de trabalho toda tecnologia futurista. Continuar a ler A revolução 4.0

Facebook lança ferramenta para comparar Social Ads e TV

Facebook medição de campanhasA convergência entre as mídias já é um caminho certo no mercado de comunicação. Mark Zuckerberg sabe disso e agora o Facebook quer mostrar aos anunciantes o impacto da televisão sobre as redes sociais e vice-versa. Para isso, a plataforma está lançando duas novas ferramentas de medição de campanhas. Continuar a ler Facebook lança ferramenta para comparar Social Ads e TV

Morre, aos 83 anos, o publicitário Luiz Sales

Morreu nesta sexta-feira, aos 83 anos, o publicitário Luiz Sales, irmão de Mauro Salles e ex-presidente de icônica agência Salles/Interamericana (João Sal/Folhapress)
Luiz Sales

Morreu em São Paulo nesta sexta-feira, aos 83 anos, o publicitário Luiz Sales, irmão de Mauro Salles e ex-presidente de icônica agência Salles/Interamericana, uma das principais empresas do setor no país nos anos 1970 e 1980.

Engenheiro agrônomo de formação, Luiz Sales voltou-se para a publicidade ainda nos anos 1960. Ajudou o irmão a fundar, em 1966, a Mauro Salles Publicidade – rebatizada Salles/Interamericana em 1976 -, empresa que presidiu por duas décadas, sempre como uma das cinco maiores do segmento no país. Continuar a ler Morre, aos 83 anos, o publicitário Luiz Sales

Kennedy festeja Nossa Senhora das Neves

Anúncio_NevesO início de agosto é marcado pela tradicional festa de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, e neste ano a Prisma foi, mais uma vez, responsável pela campanha de divulgação do evento, que ocorre entre os dias .

A identidade visual, criada nos anos anteriores, foi atualizada e a campanha contou camisetas para passeio ciclístico, anúncios, cartaz, lâmina com programação, hino e oração à santa, livreto com história do santuário e da santa, outdoor, placas de sinalização e peças de internet. Continuar a ler Kennedy festeja Nossa Senhora das Neves